Objetivo: Apoiar de forma prática gestores e trabalhadores do SUAS para o correto encerramento da gestão do SUAS, bem como planejar atividades de transdição de gestão.
Justificativa: O encerramento de uma gestão no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é uma etapa crucial para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços socioassistenciais oferecidos à população. O processo de encerramento não apenas reflete a conclusão do ciclo de trabalho de um gestor, mas também visa consolidar os avanços, identificar os desafios enfrentados e estabelecer um legado para as próximas gestões. Uma transição ordenada e documentada é crucial para garantir que o próximo gestor tenha uma visão clara das condições financeiras, logísticas e operacionais da gestão anterior. O encerramento da gestão no SUAS inclui a entrega formal de relatórios financeiros, diagnósticos da rede de serviços, e resultados dos planos de trabalho, o que facilita a continuidade da gestão pública sem rupturas. Além disso, o encerramento propicia um momento de reflexão e troca de conhecimentos, auxiliando na formação de novos gestores e equipes técnicas.
Gestão do SUAS e o encerramento de gestão;
Instrumentos de Planejamento e Monitoramento e Avaliação
Levantamento e elaboração de inventario de todos os documentos e instrumentos de planejamento e organização para apresentação para gestão;
Identificação dos documentos com prazos de elaboração e vigência
Levantamento e organização dos sistemas da Rede SUAS
Transição de senhas e acesso aos sistemas da rede suas
Atualização do PMAS – Plurianual para 2025-2029
Gestão Financeira
Levantamento e organização de relatório de gestão financeira
Identificação das contas e recursos que podem ser reprogramados e ou utilizados
Organização dos programas ação para PPA
Elaboração do Planejamento para LOA 2025
Orientações e organziação da prestação de Contas e relatórrio de atividades
Reunião e atualização das decisões, acompanhamentos do Conselho Municipal de Asistência Social
Conferência SUAS de 2025
Levantamento dos dados do Cadastro Único e listas de averiguação e ações obrigatorias para orientação e relatório final
Organização do Marco regulatorio – lista e organização das parcerias (data de validade, documentos de monitoramento etc)
Silvia Aline Silva Ferreira – Assistente Social, Pedagoga, COACH, Pós Doutora em Serviço Social pela UFPB/João Pessoa. Doutora em Geografia pela UNESP Presidente Prudente/SP. Pesquisadora do NEPPS – Nucleo de Pesquisa em Politicas Sociais da UFPB/PB. Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UNOESTE/SP. Pós Graduada em Trabalho Social com Famílias, Pós Graduada em Gestão de Políticas Públicas, Pós Graduada em Gestão de Pessoas, Pós Graduada Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais, Pós Graduada Docência do Ensino Superior e Pós Graduada em Terapia Familiar. Tem experiência Docente em cursos de Graduação e de Pós-Graduação. Experiência como facilitadora do Programa Capacita SUAS no Rio Grande do Sul, Pará e Mato Grosso do Sul de 2014 a 2019. Experiencia como Especialista em Desenvolvimento Social na DRADS/APL Dracena de 2009 a 2017. Palestrante, Conferencista e Assessora em Politicas Publicas com experiência em serviços municipais e estaduais. Ministra assessoria e capacitações em gestão financeira e orçamentária do SUAS, elaboração de orçamentos (PPA, LDO e LOA), vigilancia socioassistencial, implantação eimplementação d eserviços da proteção social básica e especial, atua na gestão do SUAS atraves de elaboração de Plano Plurianual, monitoramento e avaliação da Gestão do SUAS, formação de Gestores e Coordenadores do SUAS e outras atividades afins.
Paula Fonseca do Nascimento: Assistente Social, Mestra e Doutora em Geografia pela Unesp de Presidente Prudente/SP, Pós-Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba e Pós-Graduanda em Ciência de Dados Geográficos (2024). Gerente de Projetos com Práticas do PMI; Especialista em Gestão Pública Municipal; Especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Assessoria e Supervisão Técnica nas áreas de Gestão do SUAS; Vigilância Socioassistencial; elaboração de Diagnóstico Socioterritorial, da Pessoa Idosa, da Criança e Adolescente e da Pessoa com Deficiência; indicadores sociais; elaboração de mapa temático (cartografia temática); georreferenciamento; planejamento; trabalho com associações e cooperativas; mobilização e participação popular; gestão de projetos.
Vanessa Pereira Bellão: Possui graduação em Serviço Social – Faculdades Integradas Antonio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente (2006). Pos Graduada em Educação Especial e Gestão Estratégica de Pessoas. Experiência na Docência do Curso de Serviço Social e Pos Graduação em Gestão de Politicas Publicas e Trabalho Social com Famílias. Facilitadora do Programa Capacita SUAS no Pará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo, com currículo indicado na plataforma da SAGI. Tem experiência na área Supervião Profissional e Capacitação em Políticas Públicas, com ênfase em Serviço Social: direitos sociais, proteção social básica e especial, gestão social, gestão financeira, Sistemas na área da Politica de Assistência Social e implementação do SUAS – Sistema Único de Assistência Social. Organização de Conselhos Municipais: CMDCA e CMAS. Implantação de Programas como: Família Acolhedora e Escuta Especializada